Brasileiros em busca do LLM

22 01 2008

Interessados em incrementar o currículo, muitos jovens advogados brasileiros estão partindo para o exterior para fazer os chamados LLM. Principalmente, nos países de Língua Inglesa, como Estados Unidos e Inglaterra, e, de preferência, em instituições de renome mundial. LLM pode ser definido como uma espécie de mestrado, um título internacional reconhecido no mundo inteiro na área do Direito. Comparável ao MBA na área de negócios. Muitos advogados buscam no LLM a especialização em uma área, como tributário ou Direito Internacional e é clara a preferência das grandes bancas por profissionais que carregam um título destes no currículo. 

Nos últimos anos, com a inserção do Brasil na economia mundial, ir para o exterior fazer LLM é uma boa oportunidade de ganhar vivência internacional e voltar para o Brasil em outra situação profissional. Há casos de advogados que fazem o curso para passarem de contratados a sócios dos escritórios e outros que, diante das novas oportunidades, nem voltam mais. Ficam no exterior, quase sempre nos Estados Unidos, trabalhando. Isso porque em algumas instituições de ensino americanas, após a conclusão do LLM é possível fazer o exame da American Bar Association, a OAB de lá, e obter autorização para advogar naquele país. 

Estima-se que anualmente 20 mil advogados se inscrevam em programas de LLM no mundo todo e existe algo em torno de 500 programas diferentes. Os maiores possuem mil alunos, embora os demais, em média, comportem algo entre 20 e 50 alunos, dependendo da instituição de ensino. Na opinião de quem já fez, faz diferença na carreira sim, mas é preciso escolher bem a instituição e o momento de embarcar na experiência. A maioria vai antes de consolidar a vida profissional por aqui e, na volta, dar início a esta escalada rumo, invariavelmente, à sociedade de uma banca de porte.

Outro detalhe importante é o processo de escolha da instituição e inscrição. Demanda tempo e a dica dos entendidos no assunto é começar pelo menos um ano antes a pesquisa entre as universidades que oferecem LLM. Uma das ferramentas mais usadas é um site chamado LLM Guide, que recebe nada menos que 1 milhão de visitantes por ano. Destes, algo em torno de 16 mil são brasileiros. E é bom que se diga, pesquisar, trocar idéias com os amigos ajuda, mas é o advogado que tem que cuidar de todo o processo de escolha da instituição e inscrição. Para conferir e começar a planejar o LLM, acesse www.llm-guide.com


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: